logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Niterói recebe Festival de Cinema dos BRICS PDF Imprimir E-mail

03/10/2019 – A secretária de Fazenda de Niterói, Giovanna Victer, deu as boas-vindas, na noite desta quarta-feira (02), aos universitários, cinéfilos, professores e visitantes estrangeiros que participaram da abertura do 4º Festival de Cinema do BRICS, que está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense. Organizado pelo Departamento de Cinema e Vídeo da universidade, em cooperação com a Prefeitura, o evento acontecerá até o dia 9 de outubro.

 



Durante esses dias um amplo panorama da produção cinematográfica será apresentado com valorização do passado, presente e o futuro do cinema, além de mostrar a importância da universidade pública na formação audiovisual das nações que compõem o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento tem apoio institucional da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e patrocínio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania. A programação completa pode ser acessada pelo site
bricsfilmfestival.com.br/pt/programação.

Giovanna Victer convidou as delegações estrangeiras a conhecerem as belezas naturais e os pontos turísticos da cidade. Victer lembrou que, desde 2017, a Prefeitura de Niterói e o Ministério da Cultura anunciaram um conjunto de medidas voltadas para a produção audiovisual com o objetivo de tornar a cidade uma referência para o setor. Entre as medidas estão a redução do ISS e um programa de fomento com investimento de R$ 6 milhões em produções audiovisuais – ambas já lançadas.

A secretária destacou ainda que neste pacote de apoio a cultura estavam incluídos ainda a conclusão das obras do Centro Petrobras de Cinema e a estruturação da sala multiuso, inaugurada na última segunda-feira, que leva o nome do cineasta Nelson Pereira dos Santos.

“Niterói está se consolidando como um polo de referência para o setor  audiovisual. Não poderia ser diferente numa cidade que tem a Universidade Federal Fluminense, nossa grande parceira. A Prefeitura está empenhada em promover essa indústria criativa”, observou Giovanna.

O reitor Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega enfatizou que a universidade se sente honrada em receber o festival e destacou outras importantes parcerias da Prefeitura com a UFF, além do apoio ao festival.

“A Prefeitura vai realizar a reforma do Cinema Icaraí e concluir o novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), no Campus do Gragoatá. A UFF é estratégica para a cidade e a Prefeitura não está faltando com seu apoio valorizando nossos espaços e pesquisas. É um apoio fundamental”, garantiu o reitor.
 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ