logo

logo logo logo Colab

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Parque Natural Municipal Águas Escondidas será a maior área protegida da parte central da cidade PDF Imprimir E-mail

Prefeito Rodrigo Neves enviará mensagem para Câmara de Vereadores para a criação do Parque, que terá mais de 62 hectares, com trilha, mirante e preservação de ruínas históricas

IMG_8763

03-02-2020 - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enviará mensagem para a Câmara de Vereadores, no próximo dia 15, para a criação de mais uma área protegida na cidade: o Parque Natural Municipal Águas Escondidas. Com mais de 62 hectares, o Parque será a maior área protegida da parte central da cidade. A região abrange partes dos bairros de São Lourenço, Cubango, Fonseca, Fátima e Pé Pequeno.

 

Na área do Parque está a antiga Chácara do Vintém, implantada em 1837, formada por um aqueduto, caixas de depuração e canalizações. A criação do Parque prevê a reforma dessas históricas ruínas, proteção das nascentes e reflorestamento no Morro Boa Vista.

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) licitou e dará início à obra de implantação de uma trilha ligando o Bairro de Fátima até o mirante a ser instalado no Morro da Boa Vista, parte integrante do Parque.

O Águas Escondidas terá uma integração com o Parque das Águas, também na área central da cidade, e foi revitalizado pela atual gestão. O nome Águas Escondidas vem da expressão indígena que deu origem ao nome da cidade de Niterói, e que aquela região era aldeia de Arariboia, por ser um lugar considerado seguro e estratégico, com vista para a Baía de Guanabara.

Para a criação do Parque Águas Escondidas, a SMARHS desenvolveu um estudo técnico sobre o assunto, que foi apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Niterói (COMAN) e submetido a audiência pública, além da participação da população. Esse é um projeto que faz parte do programa Niterói Mais Verde, que vem buscando enquadrar áreas verdes da cidade na legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Atualmente, Niterói tem 56% do seu território composto por Unidades de Conservação e áreas ambientalmente protegidas por conta do Programa implantado pela Prefeitura em 2014.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ