logo

logo logo logo Colab

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Guarda ambiental resgata capivara em estacionamento de supermercado em Niterói PDF Imprimir E-mail

Animal foi reintegrado à natureza na área de preservação em Itaipu

07/02/2020 - Moradores de Niterói que foram a um supermercado no Centro da cidade na tarde desta sexta-feira (07) se surpreenderam com um visitante inesperado que estava no estacionamento circulando entre os carros: uma capivara. Com cerca de 30 quilos, o animal foi resgatado por integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, passou por avaliação e está sendo levado para a Zona de Amortecimento da Serra da Tiririca, em Itaipu, na Região Oceânica.

Os funcionários do supermercado entraram em contato com a Guarda Municipal através do telefone 153, que atende ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Segundo relatos de vigias do supermercado, o animal foi visto pela primeira vez na madrugada desta quinta-feira circulando no gramado do estabelecimento. Como estava escuro, os funcionários acharam que se tratava de um cachorro. Nesta tarde, a capivara foi localizada passeando tranquilamente entre os carros no estacionamento.

“Ninguém sabe como ela foi parar aqui. O importante é que ela está bem e sem nenhum machucado e poderá ser reintegrada ao seu habitat natural, um local onde já existem outras de sua espécie", explicou Jociley Pereira, subinspetor da Guarda Ambiental.

A coordenadoria ambiental da Guarda Municipal já resgatou mais de dois mil animais silvestres em Niterói apenas neste ano. Entre as espécies estão às capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás, entre outros. Depois de contidos e capturados, os animais passam por uma avaliação e, caso estejam bem, são reintegrados à Unidade de Conservação mais próxima. Em caso de ferimentos ou estado geral debilitado, são encaminhados para instituições parceiras como o Cetas, Centro de Atendimento de Animais Marinhos, Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) ou Instituto Vital Brazil, se for alguma espécie de cobra venenosa.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ