logo

logo logo logo Colab

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Prefeitura de Niterói inicia pelo bairro do Caramujo distribuição de 80 mil kits de higiene PDF Imprimir E-mail

29/03/2020 – O Caramujo, bairro com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Niterói, na Zona Norte, receberá nesta segunda-feira (30), às 11h, os primeiros 3 mil dos 80 mil kits de higiene que serão distribuídos pela Prefeitura como mais uma arma no combate ao coronavírus. O plano é que até 10 de abril todas as 80 mil famílias atendidas porta a porta pelo Programa Médico de Família, em todas as comunidades carentes da cidade, já tenham recebido seus produtos que contam com álcool, sabonete líquido, sabão em pó e água sanitária.

A ação vai beneficiar, ao todo, 220 mil pessoas de classe média baixa de Niterói e ajudar a impedir a disseminação do vírus.

“A Prefeitura de Niterói já distribuiu 32 mil cestas básicas a alunos da rede pública de educação. Estamos fazendo um amplo trabalho de sanitização das ruas e comunidades com grande circulação de pessoas com o mesmo produto usado nas ruas da China. Agora, vamos colaborar para que as pessoas possam cuidar de dentro de suas casas usando os 80 mil kits de limpeza que começamos a distribuir a partir desta segunda-feira com as equipes do Programa Médico de Família. Vamos colaborar para proteger 220 mil pessoas nas comunidades de Niterói e dar condições para que a população permaneça em isolamento social", disse o prefeito Rodrigo Neves. ˜Se não tivéssemos tomado todas as atitudes que já implantamos, como o gabinete de crise, a situação da cidade seria muito pior".

A vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, fala da importância da limpeza das casas.

“Vamos distribuir kits de limpeza reforçando a possibilidade das famílias carentes manterem  a  higienização adequada nos locais de moradia como uma das frentes de combate ao coronavírus“,  explica .

A Prefeitura de Niterói também providenciou o arrendamento de dois hotéis pelo período de 4 meses para acolhimento dos servidores, em especial os da saúde, que estarão trabalhando nos hospitais,   e outro para ampliar o acolhimento moradores de rua. O Município também prepara  centros de quarentena para infectados em comunidades pobres da cidade.

"Se não tivéssemos tomado todas as atitudes que já implantamos, como o gabinete de crise, a situação da cidade seria muito pior', reforça o prefeito

Até o momento, são 42 casos confirmados em residentes em Niterói, sendo que 25 em isolamento domiciliar (monitorados pela Saúde), 9 internados (dos quais 5 em UTI), 7 recuperados que já tiveram em alta e 1 óbito.

Testagem massiva - Niterói receberá mais de 40 mil testes para diagnóstico de covid-19 vindos dos Estados Unidos nesta semana e será o primeiro município brasileiro a fazer a testagem em massa na rede pública. O objetivo é identificar as pessoas contaminadas, garantir o isolamento social de pessoas assintomáticas e minimizar a propagação do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves neste domingo (29) como mais uma das medidas adotadas pela Prefeitura para conter o avanço da doença na cidade.

O chefe do Executivo fez um novo apelo para que o niteroiense fique em casa até o dia 10 de abril, quando a situação será reavaliada, e que redobrem – sem pânico –, os cuidados em locais como farmácias, supermercados e padarias. No sábado (28) foi confirmado o primeiro caso de transmissão comunitária da doença no município.

“Estamos seguindo rigorosamente o que indicam especialistas infectologistas e as medidas que obtiveram sucesso em todo o mundo. Se não tivéssemos tomado todas as atitudes que já implantamos, como o gabinete de crise, a situação da cidade seria muito pior. Niterói tem características muito peculiares, tanto socioeconômicas quanto territoriais, e com muitas pessoas que tiveram acesso a viagens ao exterior e uma classe média que mora próximo a grandes locais de aglomerações, como as comunidades. Por isso nossas medidas tiveram que ser rápidas e enérgicas”, disse o prefeito.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ