logo

logo logo logo Colab

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Sanitização das ruas de Niterói termina neste domingo PDF Imprimir E-mail

11/04/2020 - A Prefeitura de Niterói encerra neste domingo o trabalho de sanitização, iniciado há 21 dias, de comunidades e bairros com quaternário de amônio de 5º geração, produto utilizado no combate ao coronavírus em cidades da China e da Europa.Niterói foi a primeira cidade a realizar essa ação de desinfecção no país. Desde o dia 23 de março, a  higienização foi feita por equipes da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e agentes de sanitização da empresa contratada para a aplicação. A previsão é que neste final de semana, toda as principais vias da cidade estejam protegidas por até seis meses.

O anúncio foi feito pela Secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, no início da noite deste sábado (11) durante a reunião do gabinete de crise montado para as ações de prevenção contra o coronavírus.

“Foi quase um mês de muito trabalho. Já concluímos 95% da sanitização das principais comunidades e bairros de Niterói, com previsão de finalizarmos amanhã. Foi muita dedicação das equipes para percorrer cada canto da cidade em um espaço de tempo tão curto. Foram dias, noites e até madrugadas por conta do fluxo de determinadas ruas. Estamos aplicando o produto nas calçadas, muros, fachadas, portões, pontos de ônibus e no asfalto. O objetivo é neutralizar esse espaço por algumas semanas para minimizar a propagação do vírus”, disse a secretária.

O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada por até seis meses, dependendo da circulação de pessoas. A solução química é a mesma usada pela China para desinfecção das ruas daquele País.

Os trabalhos já foram realizados nos seguintes bairros: Badu, Bairro de Fátima, Baldeador, Barreto, Camboinhas, Caramujo, Centro, Charitas, Cubango, Engenho do Mato, Engenhoca, Fonseca, Icaraí, Ingá, Itacoatiara, Jurujuba, Largo da Batalha, Maria Paula, Pé Pequeno, Piratininga, Ponta da Areia, Rio do Ouro, Santa Barbara, Santa Rosa, Santo Antônio, São Francisco, São Lourenço, Tenente Jardim, Várzea das Moças e Vital Brasil.

Grande parte dessas comunidades também foram sanitizadas: 30 de Outubro, Abacaxi, Africano, Alarico, Alberto Laurentino /Sape, Arroz, Bela Vista Atalaia, Bela Vista/Sape, Beltrão, Bernardino, Boa Esperança, Boa Vista, Bomfim, Bonsucesso, Brasiliana, Bumba Velho, Buraco da Bacia, Caniçal, Cantagalo, Capim Melado, Caranguejo, Cascarejo, Castro Alves, Cavalão, Chácara, Cocada, Coelho, Coreia, Coronel Leôncio, Coruja, Cravinho, Cruz, Cutia, Dionisio Mendes, Dona Inês, Dona Zinha, Erasmo Braga, Estevão, Eucalipto, Facciotti/Sape, Fatima, Fazendinha/Badu, Formiga, Galinha, Grota, Guaporé, Herdy, Holofote, Iara, Ignácio Bezerra de Menezes, Igreja de Jurujuba, Igrejinha, Jacaré, Jonathas Botelho, Juca Branco, Lara Vilela 94, Maceió, Marcia Valéria, Makenze, Mams, Marítimo, Maruí, Mato Grosso, MIC (Morro da Ilha da Conceição), Monan, Morro da Luz, Morro do Estado, Morro do Pires, Nova Brasília, Oliveira Lima, Palácio, Palmeiras, Papagaio, Pátio da Leopoldina, Penha, Poço Largo, Ponte Velha, Preventório, Rato Molhado/Sape, Recanto das Garças, Ribeiro de Almeida (Rua 28), Rua 1, Rua C, D e F, Rua do Rumo, Sabão, Salinas, Santo Cristo, São Luiz,  Sem Terra, Serrão, Silvino Pinto, Sítio Ferro, Souza, Souza Soares, Terreirão, Trav Alice e Odete, Travessa da Fonte, Trav. Oto, Travessa 600, União, Vila Ipiranga, Vital Brasil e Zulu.

Número de casos - O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, apresentou uma atualização do número de casos em Niterói. São 128 casos confirmados, 44 em isolamento social,  27 hospitalizados, sendo 15 em tratamento intensivo em UTI e a confirmação de um sexto óbito em Niterói. A vítima foi uma senhora de 52 anos, do bairro de Santa Rosa. Ela tinha cardiopatia e hipertensão. A cidade tem 51 pessoas que contraíram o vírus recuperadas.

"Esses dados mostram, com muita tranquilidade, que as ações da prefeitura juto à população têm conseguido impedir a expansão  de propagação do vírus na cidade.  Em comparação com a média brasileira e em comparação com a média do estado do Rio de Janeiro, é nítido que o número de casos está crescendo de uma forma muito menor que em outras cidades. Isso só possível com o engajamento de cada um", disse o secretário.

Rodrigo Oliveira destacou ainda que a campanha de vacinação contra a gripe será reiniciada na segunda-feira na cidade. Já foram aplicadas 84 mil doses da vacina, com o cumprimento de mais de 85% da meta estabelecida para maiores de 60 anos, público alvo da primeira etapa da vacinação.

Quarentena - O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, destacou que o decreto determinando o isolamento social foi prorrogado até o dia 22 de abril, com autorização de funcionamento apenas para atividades consideradas essenciais. Padarias, supermercados, mercados, farmácias, pet shops e postos de gasolina , com uma janela, de 13 a 22, para as lojas de material de construção e oficinas mecânicas.

Hotéis - O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, responsável pelas ações sociais do governo durante a pandemia, disse que o hotel que foi arrendado no Centro de Niterói para abrigar a população de rua já conta com 53 pessoas abrigadas."Essas pessoas estão recebendo alimentação, assistência médica e estão lá cumprindo suas quarentenas, como qualquer outro habitante de Niterói", disse.

Axel também destacou que já foram distribuídos 60 mil kits de limepza nas comunidades de Niterói. A meta, de distribuição de 80 mil kits deve ser alcançada até a próxima sexta-feira, dia 17.

Axel Grael disse ainda que na segunda-feira, será iniciada a distribuição dos cartões para os microempreendedores individuais de Niterói, que poderão sacar R$ 500 por um período de três meses.O secretário lembrou também que a distribuição de mascaras segue nas entradas de supermercados, onde há um acúmulo maior de pessoas e associações de moradores e representações religiosas estão distribuindo as máscaras de casa em casa.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ