logo

logo logo logo Colab

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Niterói Presente captura 500 foragidos da Justiça PDF Imprimir E-mail

14/04/2020 – O Programa Niterói Presente atingiu a marca de 500 fugitivos retirados das ruas da cidade. Os criminosos eram foragidos do sistema penitenciário ou possuíam mandado da Justiça em aberto. As prisões aconteceram durante patrulhamentos de rotina. Além disso, as equipes foram responsáveis pela resolução de centenas ocorrências como recuperação de veículos, apreensão em flagrantes, entre outras.

 

A 500ª prisão aconteceu nesta segunda-feira (13). Os policiais do Niterói Presente patrulhavam o bairro do Ingá, na Zona Sul, quando abordaram dois homens que estavam com atitude suspeita. Um deles era procurado pela Justiça por associação ao tráfico e roubo. Os agentes contaram com o auxílio do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) para rastrear os antecedentes dos homens.  Os dois foram levados para a 76ª DP (Centro) onde ficaram à disposição da Justiça.

“Mais uma vez podemos constatar que estamos no caminho certo.  Temos números muito emblemáticos, pois diante de todo o quadro que estamos vivendo com a pandemia, não deixamos a área de segurança de lado um dia sequer”, explica o secretário do Gabinete de Gestão Integrada, Gilson Chagas. “As prisões foram feitas durante patrulhamento de rotina, como acontece na grande maioria das ocorrências, o que reforça que estamos realmente fazendo um verdadeiro pente fino na cidade, pois os elementos acabam sendo encontrados durante as intervenções".

Totalmente custeado pela Prefeitura de Niterói, por meio de convênio com o governo do Estado, o Niterói Presente está colaborando para a redução consistente dos índices de criminalidade no município. Ao longo dos 26 meses de atuação, seus agentes foram responsáveis pela apreensão de 88 pessoas por roubo, 131 por furto, 14 por tentativa de furto, 7 por tentativa de roubo, 38 por porte ilegal de arma de fogo, 32 por tráfico de drogas, 45 por receptação e 9 por tentativa de homicídio, além de 42 armas de fogo, entre outras ocorrências.

O Niterói Presente disponibiliza diariamente o reforço de 400 homens nas ruas de sete bairros da cidade: Icaraí, Santa Rosa, Centro, Fonseca, São Francisco, Charitas e Jurujuba, liberando o efetivo do 12º BPM para atuar em outras regiões da cidade.

Investimento – Além do reforço no patrulhamento através dos programas Niterói Presente e Proeis – onde o Município paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar na cidade nos dias de folga, a Prefeitura disponibiliza outras ferramentas para ajudar no combate à criminalidade.

A Prefeitura também instalou o cercamento eletrônico, tecnologia que usa inteligência artificial e 70 câmeras do cercamento eletrônico para identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo, nas entradas, saídas e principais vias da cidade. Os portais emitem alertas para que o veículo seja rastreado e interceptado pela polícia. Operado pela Guarda Municipal, o Centro Integrado de Segurança Pública funciona 24 horas, monitorando a cidade com 522 câmeras.

A Prefeitura também implantou o Pacto Niterói Contra a Violência, um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões até 2020 em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ