logo

logo logo logo Colab

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Niterói amplia testagem rápida para Covid-19, a partir de quarta-feira, com sistema drive thru PDF Imprimir E-mail

29/05/2020 – Em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, o prefeito Rodrigo Neves anunciou que, a partir de quarta-feira (3), o Município vai ampliar a oferta de testagem rápida para Covid-19 em dois pontos da cidade, no modelo de drive thru. O sistema, no qual não é necessário sair do carro para realizar o exame, vai funcionar todos os dias, das 8h às 17h, em dois locais: Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, na orla do bairro de São Francisco, Zona Sul, e na Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, na Região Oceânica.

Esta ação é resultado de uma parceria da Prefeitura com o Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino, e será possível ser realizada por meio do aplicativo Dados do Bem  (www.dadosdobem.com.br), desenvolvido pelo Instituto com a Zoox Smart Data. O uso desta tecnologia foi cedida à Prefeitura de Niterói através de um convênio sem custos aos cofres públicos.

A população será orientada pelo aplicativo caso seja necessário se encaminhar aos locais para fazer o teste rápido. Após responder a um questionário de autoatendimento na plataforma digital, o usuário receberá uma mensagem que informa se ele tem indicação para realizar a testagem naquele momento. Se confirmada, é enviado um convite para agendamento, com data e hora marcados. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em unidade de emergência.

O local de testagem só poderá ser acessado por meio de carro. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário pelo aplicativo. De acordo com o prefeito, o objetivo principal é avaliar a evolução da Covid-19 na população. Além disso, a utilização de ferramentas de tecnologia para geolocalização e vigilância fornecerá informações sobre a distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a epidemia, favorecendo a tomada de decisão.

“Esse programa de cooperação, que não tem custos para a Prefeitura, vai nos ajudar muito no monitoramento dos casos em Niterói, junto com atuação do Programa Médico de Família e das unidades básicas de Saúde, que fazem o trabalho de vigilância epidemiológica em todas as regiões da cidade. Com esse serviço, a pessoa poderá agendar o teste e receber o resultado no seu celular, através do aplicativo”, explicou Rodrigo Neves.

Telemonitoramento – Esta semana, a Prefeitura de Niterói passou a oferecer um serviço de telemonitoramento de pessoas com sintomas sugestivos de infecção pelo novo coronavírus. Pelo site www.coronavirus.niteroi.rj.gov.br ou aplicativo para celular "Niterói - Serviços ao Cidadão", já disponível nas lojas da Apple e do Google, é possível acessar a plataforma digital que permite ao usuário fazer uma autoavaliação do estado de saúde e receber orientações personalizadas.

De acordo com o resultado, a pessoa pode cadastrar um telefone e/ou e-mail para receber mensagens e ligações de profissionais de enfermagem. A cada 24 ou 48 horas, os sintomas serão checados por essa equipe, que poderá encaminhar o paciente a uma das unidades de saúde de referência para Covid-19 na cidade ou, se houver necessidade, acionar o Samu.

Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (29), Niterói tem 2.254 casos confirmados de Covid-19, com 723 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 107 óbitos e tem 1.326 pacientes recuperados.

Máscaras e medição de temperatura - O Cisp Móvel, um micro-ônibus equipado com sete câmeras de vigilância e conectado às mais de 500 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública, esteve nesta sexta-feira (29), no Largo da Batalha. Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e guardas municipais entregaram máscaras e fizeram a medição da temperatura corporal das pessoas que passavam pelo local.

Programas sociais – Nesta sexta-feira (29), foi realizado o pagamento de auxílio emergencial temporário, no valor de R$ 500, para quiosqueiros e produtores agroecológicos. Na próxima semana, a previsão é que os pescadores artesanais comecem a receber o benefício, assim como os motoristas de aplicativos que efetuaram o cadastro no site da Prefeitura.

“Estamos fazendo todo o esforço necessário para atender a várias categorias que mais precisam de ajuda neste momento difícil em que estamos enfrentando a pandemia do coronavírus. Tudo está sendo feito de forma organizada e com transparência, planejamos todo um calendário de pagamento para evitar fila e aglomeração. Cerca de 50 mil famílias estão sendo atendidas por meio destes programas”, disse o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael.

Apoio à economia - A Prefeitura de Niterói reabriu nesta sexta-feira (29) o cadastro para o programa Empresa Cidadã 2, que vai ajudar micro e pequenas empresas, entidades religiosas, organizações sindicais, clubes e entidades filantrópicas no pagamento da folha de empregados. Pelo programa, o poder público municipal vai fazer o depósito de um salário mínimo, por três meses, para até nove empregados de empresas, entidades religiosas e organizações sindicais com até 40 funcionários e alvará na cidade. Como contrapartida, as empresas se comprometem a não reduzir o número de postos de trabalho até seis meses após a adesão.

O Empresa Cidadã 2, que terá inscrições até a próxima segunda-feira (1º), inclui clubes e entidades filantrópicas de Niterói, que terão o auxílio no pagamento de até 20 funcionários. Para essas instituições, não há limite de empregados. No dia 4 de junho o site da Transparência da Prefeitura disponibilizará o nome de todas as entidades e empresas que aderiram ao programa. A expectativa é preservar 5 mil postos de trabalho e as inscrições podem ser feitas no site https://www.empresacidada.niteroi.rj.gov.br/.

A secretária de Fazenda Giovanna Victer ressaltou que a Prefeitura de Niterói está negociando com outras instituições bancárias para agilizar os empréstimos a juro zero, com seis meses de carência e pagamento em até 36 vezes do programa Niterói Supera. Na semana que vem, será reaberto o credenciamento para que outras entidades financeiras se habilitem para a concessão do crédito. Além disso, está sendo negociada a participação no programa da AgeRio, agência de fomento do governo do estado com experiência na concessão de microcrédito.

A secretária também falou sobre o auxílio financeiro emergencial para microempreendedores individuais que atuem como cabeleireiros, profissionais de estética, de cuidados com a beleza e podólogos, em virtude dos impactos sociais e econômicos da pandemia do coronavírus. A lei que prevê o benefício foi aprovada pela Câmara e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (28) após a sanção do prefeito Rodrigo Neves. O auxílio, no valor de R$ 1 mil, será pago em parcela única, no dia 15 de junho.

Os profissionais poderão se cadastrar para receber o benefício entre os dias 1 e 10 de junho no site da Secretaria Municipal de Fazenda. Para ter direito ao auxílio, os microempreendedores individuais que atuam no setor não precisarão ter alvará no município.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ